Doação de Sangue – Homocentro da UNICAMP

Doação de Sangue – Homocentro da UNICAMP

A Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue.

Criado em 1985, o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp – Hemocentro da UNICAMP, atua como Centro de Referência em nível terciário e quaternário para região de Campinas .

Presta assistência médico-hematológica aos pacientes da região, através de atendimento ambulatório, hospitalar, quimioterápico, odontológico e laboratorial especializado.

As etapas para a doação são as seguintes:

Captação

A captação de doadores é a fase de conscientização sobre a importância de doar sangue regularmente.

Cadastro

O cadastro é a identificação do doador no Hemocentro. Para o cadastro é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto emitido por um órgão oficial (preferencialmente atual).

Apoio ao Doador

É onde o doador recebe orientações sobre o processo da doação, sobre os programas de doação (hemácias fenotipadas, aféreses, Medula Óssea, entre outros), e tem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas.

Pré-triagem

É onde são verificados: a pressão arterial, o pulso, o peso, a temperatura e realizado o teste de anemia (dosagem de hemoglobina ou determinação do hematócrito).

Triagem

É realizada com o candidato a doação uma entrevista que tem como objetivo caracterizar riscos para o receptor e verificar contra-indicações a doação.

Liberação

Os hemocomponentes permanecem em “quarentena” aguardando a liberação dos resultados dos exames, isto é, cerca de 24 a 48 horas. Só depois são disponibilizados para serem transfundidos.

Preparo

Nesta fase, já dentro dos hospitais, os hemocomponentes são compatibilizados para os pacientes que necessitam.

Exames imuno-hematológicos

Amostras de sangue dos doadores são tipadas para o sistema ABO e Rh.

Para agendamento de doações, acesse: https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/